afeesmig-cpa

afeesmig-enb

 

 

*COMO APRIMORAR A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DE SUA IES*

 

Quem tem convivência direta com uma IES sabe a importância da sigla CPA. A Comissão Própria de Avaliação é responsável por apontar em quais setores deve-se dedicar mais atenção na instituição, tendo como objetivo trazer
melhorias a cada dia. Um grupo com pessoas responsáveis e também planejamento em longo prazo são essenciais para apontar e discutir as informações necessárias, mas atualização e novas ideias são sempre
importantes para que a comissão tenha uma visão ampla e com outros horizontes.

 

A HUMUS irá promover nos dias 25 e 26 de setembro o *III Encontro Nacional de CPAs – CPA: Obrigatoriedade e Legitimidade*. Todos os presidentes e coordenadores de CPA, membros dos diversos segmentos que compõem este
setor, reitores, pró-reitores acadêmicos, diretores e assessores educacionais estão convidados a participar. A capacitação será realizada no Hotel Park Inn Ibirapuera – São Paulo / SP, com dois dias dedicados a essa equipe tão importante dentro das IES.

 

A programação no dia 25 de setembro irá expor sobre obrigatoriedade e legitimidade, a relação da CPA com a gestão acadêmica e administrativa, como reunir esforços para avaliar a eficácia e legitimidade dos instrumentos avaliativos, autoavaliação e melhoria contínua da qualidade acadêmica e, para finalizar, será realizado um momento interativo de experiências relativas ao tema.

No dia 26 de setembro serão realizadas duas Oficinas. A primeira terá como pauta o relato institucional – documento estratégico de análise dos resultados da IES. Já a segunda Oficina abordará a pesquisa de satisfação no ensino superior.

 

 

 

OS DESAFIOS DA BIBLIOTECA CONTEMPORÂNEA NAS ESCOLAS

 

Bibliotecas: ao entrar, uma recepção. Possuem inúmeras prateleiras, livros organizados e identificados, alguns computadores para fazer consultas, ambientes destinados à pesquisa e um silêncio predominante. É assim que normalmente imaginamos o espaço quando se trata de uma sala de leitura, mas com o avanço da tecnologia esse mundo de informações foi transformado, e o mais importante, se transformou em algo ainda melhor.

As crianças de hoje já nascem no mundo tecnológico, mexendo em celulares ou tablets com uma facilidade gigantesca. As escolas devem se atualizar. O desenvolvimento do seu ensino deve ser contínuo e a tecnologia não pode ser evitada, então a melhor forma é unificar ambos os lados da moeda.

 

Pensando nessas possibilidades, a HUMUS irá realizar, no dia 25 de setembro, o ENB – VI Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares. Todos os chefes, supervisores, encarregados e bibliotecários de instituições pedagógicas estão convidados a participar. A capacitação ocorrerá no Hotel Park Inn Ibirapuera, em São Paulo / SP. Este núcleo é de extrema importância em todas as escolas e não precisa necessariamente manter o estereótipo que imaginamos, ele pode ser adaptado e inserido no seu planejamento junto aos alunos.

 

A programação será voltada para que os melhores recursos e atualizações possíveis dentro da biblioteca sejam expostos. O dia será iniciado com uma palestra sobre a revolução dos eBooks e logo após o assunto da biblioteca virtual será discutido, como deixar as informações ao alcance de todos, usar as redes sociais e vídeos para ter maior interatividade. Após o almoço serão abordadas formas de aperfeiçoar a elaboração de projetos culturais utilizando a biblioteca e também o bibliotecário e suas funções no universo do conteúdo digital.

 

 

A AFEESMIG apoia este evento e, para tal, seus associados possuem 10% de desconto. Para isso, basta inserir o código “AFEESMIG” na ficha de inscrição.

 

Para mais informações, acesse: www.humus.com.br/eventos/enb/ ou entre em contato com a HUMUS: 11 5535.1397 | humus@humus.com.br