Institucional

A Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais – AFEESMIG– surgiu em 2001, com o intuito de multiplicar as forças das suas associadas com o objetivo de se tornar um elemento determinante na representação e defesa do interesse das instituições de ensino superior perante todos os organismos (Executivo, Legislativo e Judiciário) que estão, direta ou indiretamente, ligados ao desenvolvimento da educação superior de Minas Gerais.

É pessoa jurídica de direito privado, especificamente uma associação civil, sem fins lucrativos, com sua sede na Capital Federal, e que pode admitir, como associadas, as instituições privadas de ensino, instituídas no Estado de Minas Gerai

Com a finalidade de auxiliar suas associadas em todos os processos legais e burocráticos junto aos órgãos reguladores, tornou-se ao longo desses anos um elemento determinante na representação e defesa institucional perante o Poder Público. Sua MISSÃO é o desenvolvimento do ensino superior, o fomento à democracia e o compromisso com os poderes constituídos.

Atualmente, a AFEESMIG, congrega 20 fundações educacionais que mantêm institutos, faculdades, centros universitários e universidades com pontos de presença que encontram-se localizados em mais de 100 cidades espalhadas em todas as regiões do Estado Mineiro, sendo responsáveis por mais de 90.000 alunos matriculados em cursos superiores de graduação e pós-graduação presenciais e à distância, além de possuir mais de 6.500 professores entre especialistas, mestres e doutores, empregando também mais de 5.000 funcionários técnicos administrativos.

Ao longo dos anos a AFEESMIG vem minimizando as agruras das questões tributárias e otimizando de forma personalizada e diária as demandas junto ao MEC. Assim, contribui também para encurtar a distância entre as instituições e os Ministérios, agilizando a vida acadêmica.

Através do modelo associativo as entidades dedicadas à educação superior conseguem atingir patamares mais expressivos de representatividade no cenário nacional, permitindo que suas demandas sejam ouvidas e tratadas como algo que transcende a individualidade e expressa a manifestação da vontade de grande parcela de importante segmento social.

As entidades filiadas à AFEESMIG contribuem mensalmente com um valor que varia de acordo com o número de alunos. Os valores das mensalidades são para manutenção e sustentabilidade das atividades institucionais.

Justamente com o propósito de evidenciar que os indivíduos quando se somam, multiplicam suas forças, é que apresentamos a AFEESMIG.

Diretoria Executiva gestão 2022/2025

Presidência
Dr. Guilherme Valle de Souza
Fundação Educacional São José – FESJ 

Vice – Presidência
Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior
Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá – FEPI

Diretor Secretário
Prof. Marco Antonio de Sousa Leão
Fundação Educacional de Formiga – FUOM

Diretor Financeiro
Prof. João Antônio Argenta
Fundação Educacional de Lavras – FELA

Diretor Administrativo
Dr. José de Arimatea Furtado
Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – FUNJOB

Diretor Institucional
Dr. Nelton José Araújo Ferreira
Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

Diretor de Relações Públicas
Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes
Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG

Conselho Fiscal

EFETIVO:

» Prof. Fuad Haddad (Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas – FETA);

» Dr. Antônio Fonseca da Silva (Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC); e

» (CARGO VAGO)

SUPLENTES:

» Dr. Bruno Oliveira Fortes (Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC);

» Profº Marcos Antônio dos Santos (Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso – FECOM) e

» Prof. Hermann José Junqueira (Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete – FUMES).

A marca AFEESMIG

Reconhecida como uma importante entidade do setor educacional, no estado de Minas Gerais, a AFEESMIG atua, desde 2001, perante todos os organismos (Executivo, Legislativo e Judiciário), na defesa dos interesses legítimos das instituições educacionais.

A marca “AFEESMIG” visa a garantir a qualidade diferenciada dos serviços prestados, assim como facilitar a sua distinção no mercado.

Criada para representar os propósitos da AFEESMIG, o logotipo, tanto a cor vermelha e o triangulo, fazem uma alusão à bandeira do estado de Minas Gerais.

A AFEESMIG é detentora exclusiva do uso e comercialização de suas marcas. Os registros protegem o símbolo (registro de marca figurativa) e os nomes “AFEESMIG” e “Associação da Fundação Educacional de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais” (registro de marca mista). A utilização sem autorização prévia das marcas é expressamente proibida e deve ser comunicada à Associação por meio do e-mail assessoria@afeesmig.org.br

A “AFEESMIG” é uma marca protegida, registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

Marcas Registradas