Encontro, em Santos (SP), teve como tema “Impacto da Inteligência Artificial na dinâmica das Instituições de Ensino Superior”

A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Helena Sampaio, participou, nesta sexta-feira, 30 de junho, do IV Encontro MetaRed Brasil, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). Ela participou da “Mesa de Diálogo: Ensino Superior digital: Qualidade e Regulação”.  

O evento foi promovido pelo Instituto Semesp, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior, e pela MetaRed Brasil, organização de universidades públicas e privadas brasileiras, criada para servir como ponto de encontro para debater e refletir sobre o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).     

A secretária destacou o MetaRed como um evento fundamental sobre as profundas transformações promovidas pelas TICs, em todas as dimensões da educação: pedagógica, acadêmica, administrativa. “Este é um debate inescapável já que não é mais possível pensar na educação dissociada da tecnologia”, disse.  

Na mesa “Ensino superior digital: qualidade e regulação”, a secretária falou sobre a mudança de uma educação superior, que era tradicionalmente realizada de forma presencial, para uma educação ofertada predominantemente na modalidade a distância. Também levantou pontos problemáticos relativos ao uso impreciso da expressão “modalidade EaD” , a qual é muitas vezes  empregada para se referir ao uso de metodologias que incorporam tecnologias da informação e comunicação. Segundo ela, “aqui misturamos a modalidade às metodologias empregadas. Ou seja, reduzimos a educação a distância ferramentas e práticas que são parte integrante também da modalidade presencial”, afirmou. 

“Não há como discutir as transformações tecnológicas na educação superior brasileira sem atentarmos para as recentes transformações que são um ponto de inflexão na forma de oferta do ensino. O crescimento da modalidade a distância se acentuou a partir da instituição do novo marco regulatório, em 2017, com o Decreto nº 9.057/2017 e a Portaria Normativa MEC nº 21/2017. A pandemia acelerou ainda mais esta tendência de fortalecimento da modalidade EaD” Helena Sampaio, secretária de Regulação e Supervisão do MEC

Números - com base em dados divulgados pelo Inep, Helena Sampaio informou, em sua fala, que, em 2020, o número de ingressantes na modalidade EaD superou o número de ingressantes nos cursos presenciais, pela primeira vez na educação superior brasileira. “Em 2021, o número de ingressantes na modalidade EaD chegou a 63% do total”, afirmou.   

A Secretária destacou também que hoje o ensino EAD é a principal modalidade do setor privado, representando 51% das matrículas privadas (são mais de 3,5 milhões de matrículas).  

Faixa etária - sobre a distribuição dos ingressantes na graduação, por faixa etária, ela apresentou gráficos que mostram que nos cursos presenciais, 62% dos ingressantes, em 2021, tinham até 24 anos, já na modalidade EaD, esse percentual era de 29,5%, com uma distribuição muito significativa de ingressantes entre de 35 a 39 anos (14%) e   40 a 49 anos (15%).  

“Os estudantes dos cursos na modalidade EaD tendem a ser mais velhos do que os do ensino presencial e, consequentemente, este é um aspecto distintivo entre as modalidades. Pensar o ensino digital na educação superior, supõe também levar em consideração que a incorporação da tecnologia exige o uso de metodologias adequadas para públicos distintos. Este é o papel das instituições e professores: pensar o potencial do uso das ferramentas de tecnologia de forma a contemplar as especificidades e as necessidades dos estudantes. A qualidade do ensino digital implica necessariamente ter em perspectiva qual público as instituições estão formando”, explicou.

MetaRed Brasil – A MetaRed nasceu pela proposta de algumas universidades brasileiras e com o apoio da Universia, com base em experiências semelhantes em outros países como Espanha (Crue-Tic), México (AnuiesTic), e baseia-se na preocupação e conscientização das universidades sobre o papel que as tecnologias desempenham em suas instituições.

** Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres