No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira, 7, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo está investindo R$ 14 bilhões no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa, que completa dois anos neste mês de outubro, já alcançou 4,6 milhões de alunos. A meta é matricular oito milhões de alunos até o final de 2014.

 

O Pronatec funciona em três eixos. Primeiro, oferece ensino técnico para quem está cursando o ensino médio; segundo, oferece mais e melhores oportunidades de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que procura melhor formação, e terceiro, oferece cursos para as pessoas cadastradas no programa Brasil sem Miséria.

 

Para a presidenta Dilma, o programa contribui diretamente para o crescimento do país. “Estamos formando profissionais para encarar o mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação”, observou ela. “E estamos formando pessoas que querem abrir ou ampliar seu pequeno negócio. Um país só se desenvolve quando seus trabalhadores são capazes de ter um trabalho qualificado. Eu tenho visto o sucesso do Pronatec de perto, nas viagens que faço para acompanhar as formaturas, entregar os diplomas. E vejo a emoção dos alunos pelo Brasil afora. É sempre muito bom vivenciar aquele momento, que marca uma conquista, que marca uma vitória para aquelas pessoas.”

 

Em geral, são oferecidos dois tipos de cursos: cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a três meses até seis meses. Todos são gratuitos e o aluno ganha a matrícula, os livros, o uniforme, o material para usar nas aulas práticas e até auxílio para alimentação e o transporte. Os cursos são divididos principalmente nas áreas da indústria, comércio, agricultura e transporte. E os mais procurados são os de operador de computador, de eletricista, instalador predial, costureiro, pintor, pedreiro, mecânico, desenhista, soldador, torneiro mecânico, ferramentista, auxiliar administrativo, recepcionista, funcionário de hotelaria, balconista, modelista, operador de caixa, costureira industrial.

 

Já no curso técnico, os mais procurados são os de técnico em mecânica, eletrônica, eletrotécnica, técnico agrícola, movimentação de cargas, técnico em segurança do trabalho, informática, enfermagem, radiologia, em logística, técnico em edificações e em automação industrial. Um investimento de R$ 14 bilhões até o final de 2014. Dos beneficiados do Pronatec, 70% são jovens com até 29 anos, 60% são mulheres e um terço das matrículas é no Nordeste.

 

Segundo Dilma, o Brasil nunca teve um programa de formação profissional com a dimensão do Pronatec. “Estamos em mais de 3.200 municípios, em todos os estados do país. Buscamos atender também as demandas regionais por formação, porque elas são diferentes”, reiterou a Presidenta.

 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da EBC

 

Saiba mais sobre o Pronatec