** Matéria publicada no site do INEP

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1394810

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoverá, em 27 de fevereiro, e em 6 e 7 de março, treinamentos para auxiliar os novos Pesquisadores Institucionais (PIs) no preenchimento do formulário eletrônico do Censo da Educação Superior 2017.

O Pesquisador Institucional é o representante oficial da Instituição de Educação Superior (IES)  junto ao Inep. Cabe a ele responder, verificar e corrigir os dados declarados.  Para preencher o formulário eletrônico, os PIs precisam atualizar seu cadastro no Sistema Censup. O período de preenchimento do formulário eletrônico termina em 24 de abril.

Em 27 de fevereiro, o treinamento será realizado via webconferência para as instituições federais de Educação Superior. Em março, será a vez dos novos PIs serem capacitados presencialmente, no auditório do Inep, em Brasília (DF). Os treinamentos serão conduzidos pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed).

Além do treinamento, os PIs contam com auxílio do Inep em um  ambiente de treinamento a distância. A ferramenta está disponível desde dezembro de 2017 e pode ser acessada até a data de fechamento do Censo, em 24 de abril. Nela os pesquisadores encontram instruções para facilitar a utilização do Sistema Censup.

Censo da Educação Superior –  O levantamento é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Clique aqui para acessar o Sistema Censup