Carlos Eduardo Moreno Sampaio - Diretor de Estatísticas Educacionais do INEP . Ary Franco Sobrinho - Chefe do Gabinete do INEP . Laura Bernardes da Silva - Coordenadora Geral do Censo da Educação Superior do INEP
Carlos Eduardo Moreno Sampaio – Diretor de Estatísticas Educacionais do INEP
. Ary Franco Sobrinho – Chefe do Gabinete do INEP
. Laura Bernardes da Silva – Coordenadora Geral do Censo da Educação Superior do INEP

 

 

A Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais – AFEESMIG, representada pela assessora Maria Tereza Barreto, participou do V Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, evento promovido pelo INEP/MEC, que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2015, no auditório do Hotel Nacional, em Brasília.

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo INEP e o objetivo é oferecer aos dirigentes das instituições, aos gestores das politicas educacionais, aos pesquisadores e a sociedade em geral, informações detalhadas sobre a educação superior e suas tendências. O Censo está em permanente acesso de aperfeiçoamento para atender as complexas demandas da educação superior.

Neste V encontro foi apresentado temas relacionados à educação, a retrospectiva do Censo 2014, as inovações para o Censo 2015 e temas relacionados à regulação, supervisão e cadastro e-Mec.

Na abertura do V Encontro Nacional do Censo da Educação Superior foi ressaltado que “a equipe do Censo Superior procurou selecionar instituições da educação superior que nunca participaram do evento, a fim de possibilitar a pluralidade dos participantes e a ampliação dos canais de comunicação entre o INEP e as Instituições de modo que o encontro realmente alcance o rico universo educacional brasileiro”.

Para esse vento foram convidados 253 instituições de todo o pais e desse total 50%  participaram pele 1ª vez.  Esse ano o evento teve um novo formato, pois os trabalhos do ultimo dia foram conduzidas, exclusivamente, pela equipe da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES e essa mudança objetiva fortalecer a parceria do INEP com a SERES. Inclusive, a SERES disponibilizou, durante o evento, um stand do NAPI para atender as demandas das instituições presentes.

É por meio dessa interação que o INEP cumpriu o compromisso de trazer a sociedade informações claras e confiáveis a todos os atores educacionais do nosso país. Todo esse trabalho contou com a participação da SESu, da SERES, da CAPES e do CNE.

foto 2
Profº Claudia M. Griboski – Diretora de Avaliação da Educação Superior do INEP