desafio-empresarial-2016

Estudantes de Administração e Ciências Contábeis são desafiados a abrirem empresas

A Semana Acadêmica 2016, a ser realizada entre os dias 24 e 27 de outubro, no campus da Fundação Educacional de Oliveira (FEOL), pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Oliveira – FACIJUGO, terá os Jogos Empresariais entre os seus principais desafios. Neles, alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis se dividirão em quatro grupos para abrirem quatro empresas: um salão de beleza, uma casa de sucos, uma loja de roupa infantil e um food truck.

Dentro das regras estabelecidas, cada grupo deverá apresentar uma analise sobre o local em que serão criados os empreendimentos, além das suas potencialidades, riscos, pontos favoráveis e desfavoráveis, os aspectos legais da abertura da empresa, assim como uma estrutura de produção, layout desta organização, um estudo do quadro de funcionários e um fluxograma de atividades. Caberá aos grupos empreendedores também, definir o publico alvo e as estratégias a serem adotadas,tais como, comunicação visual, logomarca, uniformes, padrão de cores, esquematização das propagandas e definição dos canais de mídia que deverão ser usados.

Na parte financeira, os futuros gestores deverão estruturar os custos de produção, custos diretos, indiretos, impostos, receitas diretas, receitas indiretas, assim como devem ser apresentados um plano de viabilidade financeira do empreendimento, qual o seu pay back e valor estimado de investimento. Por fim, os estudantes deverão montar um portfólio por meio do qual seja possível apresentar a investidores a viabilidade dos projetos.

Para o coordenador do curso de Administração da FEOL, Paulo Henrique Avelar, os jogos de empresas têm sido um importante instrumento no ensino de Política dos Negócios nos cursos de Administração e outros cursos afins. Além disso, desempenha um importante papel no treinamento de estudantes, apresentando uma grande contribuição ao exercício da tomada de decisões e desenvolvendo habilidades necessárias para o seu desenvolvimento profissional.