Rebeca Borges Pinheiro pretende se especializar na área de moda. Por isso, logo que concluiu o ensino médio, a jovem de 18 anos começou o curso de produção de moda no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). O curso foi ofertado na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), uma das vias de acesso do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

Criado em 2013, o Sisutec abre inscrições este ano no dia 17 de março. O processo seletivo do segundo semestre de 2013 abriu 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. O sistema ofereceu 117 cursos em diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.

 

Segundo o coordenador de cursos técnicos do IESB, Murilo Pereira, já foram beneficiados pelo Pronatec, via Sisutec, 3.510 alunos. Os cursos técnicos mais procurados são os de informática, programação de jogos digitais, segurança do trabalho e gastronomia.

 

Aprendizado – Rebeca afirma que com o que tem aprendido no curso de produção de moda, ela pode atuar em consultorias, na produção de catálogos de lojas e campanhas publicitárias. Segundo a estudante, ela ainda pode trabalhar na produção de figurinos para desfiles, cinema e TV. A grade curricular também inclui noções de ética de trabalho, empreendedorismo e história da moda. “O curso faz com que o aluno desenvolva um olhar crítico não só na área de moda. Precisamos entender e traduzir os desejos do consumidor para manter a indústria da moda sempre em movimento”, pontua Rebeca.

 

Experiência – Vitor Silva de Oliveira, 19 anos, está matriculado em um curso de informática do Sisutec, também no IESB. Para o estudante, o foco do seu curso é prepará-lo para enfrentar bem o mercado de trabalho. “O conhecimento que adquiro pode ser usado em várias situações”, ressalta Vitor.

 

O Edital nº 1/2014 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, que estabelece o cronograma e demais procedimentos para a apresentação de propostas de oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente por meio do Pronatec, foi publicado no Diário Oficial da União no final de janeiro.

 

Ana Júlia Silva de Souza