REGULAÇÃO – Cursos de medicina são tema de debate em congresso Ministério da Educação falou sobre regulação e avaliação dos cursos de medicina e política educacional para cursos de odontologia, enfermagem, psicologia e direito na modalidade EaD

 

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) representou o Ministério da Educação no XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. 

 

Na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio, ressaltou a retomada do protagonismo do Ministério da Educação na oferta de cursos de medicina com a publicação da Portaria nº 650, de 5 de abril de 2023, que restabeleceu as diretrizes da Lei do Mais Médicos para a abertura de novos cursos por meio de chamamento público. 

 

Em sua fala, outras iniciativas destacadas foram a realização do workshop que discutiu a regulação e avaliação dos cursos de medicina, com participação de entidades médicas e de uma ampla gama de associações e entidades representantes da educação superior brasileira, e as atividades do Grupo de Trabalho instituído para subsidiar a política educacional para os cursos de odontologia, enfermagem, psicologia e direito na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

 

Segundo a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, essas iniciativas demonstram também a atuação do Ministério da Educação calcada na escuta e diálogo dos diversos órgãos, entidades e associações que pensam políticas públicas para a educação superior.  “Para garantir a diversidade da educação superior com qualidade é preciso o compromisso das entidades representativas da educação superior pública e privada”, defendeu Helena Sampaio.

 

CBESP – o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) é um evento itinerante que reúne reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formadores de políticas públicas para educação de todo o Brasil. É promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e pela Linha Direta. A 15ª edição está sendo realizada em Alexânia (GO), de 24 a 26 de maio de 2023, com o tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres  

 

* Matéria publicada no site do MEC em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/cursos-de-medicina-sao-tema-de-debate-em-congresso