**Matéria publicada no site do INEP

 

O Curso de Capacitação sobre o ENADE para Procuradores Educacionais Institucionais (PI) e Coordenadores de Curso, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2 de julho, já tem mais de 1.500 participantes.

 

O objetivo é capacitar PI e Coordenadores sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) enquanto parte da política educacional brasileira, além de orientar sobre os processos de enquadramento de cursos, inscrição dos estudantes e regularização de estudantes irregulares em edições anteriores, processo que passou por mudanças.

 

A capacitação substitui o tradicional Seminário Enade e permite a integração e a contextualização dos conhecimentos necessários aos colaboradores que, em âmbito nacional, atuarão nas várias fases do Enade. Como o conteúdo aborda as principais mudanças no Exame a partir da edição 2018, o Inep aconselha que a capacitação seja feita por todos os PI e Coordenadores, independentemente de a IES e/ou o curso ter estudante a ser avaliado no presente ano do ciclo avaliativo do Exame.

 

A partir do Enade 2018, não haverá mais inscrição dos estudantes irregulares de anos anteriores pelo Coordenador de Curso. A regularização será feita pelo próprio Inep, a partir da edição do Enade subsequente à que o estudante se tornou irregular ou por declaração de responsabilidade na IES no Sistema Enade – funcionalidade a ser disponibilizada pelo Inep em meados de agosto.

 

Desenvolvido pelo Inep em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o curso, no formato de Educação a Distância (EaD), pode ser acessado pelo endereço enade.caeddigital.net. No primeiro acesso será solicitado um preenchimento de cadastro de dados e nos demais acessos o usuário será autenticado e entrará na plataforma do curso. É fundamental preencher a informação sobre a unidade da federação onde atua, porque essa informação direcionará o participante para o grupo atendido pelo supervisor da localidade.

 

Conteúdo – Com 20 horas/aula, o curso é estruturado em quatro seções: Enade e a Política de Avaliação da Educação Superior; Enade: aspectos conceituais e operacionais; Sistema Enade: enquadramento de cursos e inscrição de estudantes; Sistema Enade: atribuição de regularidade e regularização da situação de estudantes.

 

Clique aqui para acessar a plataforma do Curso de Capacitação sobre o Enade

 

Participe!!

 

Leia a matéria na integra em:

http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/procuradores-educacionais-institucionais-e-coordenadores-de-curso-de-todas-as-areas-podem-participar-da-capacitacao-do-enade-ate-31-de-agosto/21206