A UninCor promoverá, no dia 25 Setembro, a partir das 21 horas, no Salão Nobre, a palestra sobre Justiça Restaurativa, proferida pela mobilizadora Jacqueline Ferreira, membro da Pastoral Carcerária de Varginha/MG. A Justiça Restaurativa se volta para a construção de uma sociedade que supere as causas de sua violência, que converta a mentalidade de vingança e punição em diálogo, compreensão e restauração dos danos ocorridos, através da participação e responsabilização de todos os envolvidos (vítima, agressor e seus familiares). Segundo Rafaela Cruz, a Justiça Restaurativa apresenta-se como uma alternativa ao modelo retributivo, tendo em vista a clemência por mudanças mais profundas e concretas diante das ineficiências e deslegitimidade do sistema penal.

 

 

A proposta é sensibilizar as pessoas para esta nova dinâmica da Justiça brasileira, incentivada, inclusive, pelo Conselho Nacional de Justiça. E partir para a mobilização e formação de um grupo de trabalho voltado para o estudo sobre Justiça Restaurativa. Para tanto, já está prevista uma oficina sobre o tema, de modo a fomentar a criação de centrais de mediação de conflitos, em parcerias com outras organizações sociais e o poder público.

 

Venha se encantar com esta nova forma de resolução de conflitos. Participe da Palestra: Justiça Restaurativa – um novo método de resolução de conflitos, reflexão sobre Justiça e as várias formas de violência e responsabilização, com as experiências de Justiça Restaurativa.