MEC abre consulta pública para catálogos de cursos da Educação Profissional e Tecnológica

 

* Matéria publicada no site do MEC em:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-abre-consulta-publica-para-catalogos-de-cursos-da-educacao-profissional-e-tecnologica

 

O Ministério da Educação (MEC) iniciou no dia (15), a Consulta Pública para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Os documentos estão em fase final de revisão e receberão contribuições de toda a sociedade. A iniciativa objetiva contemplar novas demandas da sociedade para orientar as instituições no planejamento dos cursos, assim como, para auxiliar os estudantes na escolha e na obtenção de conhecimentos sobre os perfis profissionais e possibilidades de atuação. Os documentos também são referências para que os setores produtivos consigam contratar profissionais com perfis mais adequados às suas necessidades.

A última versão do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia é de 2016 e, após essa ampla revisão do documento realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, será disponibilizada em meio digital a versão 2022. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos foi atualizado em 2020, e nesta consulta estão sendo revisadas apenas as áreas tecnológicas propostas em cada eixo e as sugestões de cargas horárias mínimas presenciais para cada curso, visando atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, publicadas em 2021.

A atualização dos documentos também foi realizada por meio de construção coletiva, contando com a participação de professores, especialistas e pesquisadores, entidades representativas das instituições de educação superior e entidades de representação profissional. Para a versão final, que está em consulta até o dia 25 de março, foram analisadas cerca de 300 sugestões recebidas, além da análise dos cursos superiores de tecnologia assinalados como experimental ou inovador dentro do sistema e-MEC.

Dos 113 cursos, já constantes do Catálogo anterior, houve o acréscimo de 21 novas denominações, totalizando 134 denominações de Cursos Superiores de Tecnologia que poderão integrar o novo normativo.

Para participar da Consulta Pública do CNCST e CNCT, clique aqui.