*Matéria publicada no site do INEP – Publicado em 20/04/2021 17h57 Atualizado em 20/04/2021 18h33

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/apps-facilitam-acesso-a-informacoes-de-avaliacoes

 

Aplicativos desenvolvidos pelo Inep oferecem diversas funcionalidades a estudantes, colaboradores e outros interessados em serviços prestados pelo Instituto

Com o avanço da digitalização, os aplicativos se tornaram imprescindíveis para o acesso rápido e prático à informação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma série de apps para estudantes, avaliadores, certificadores e parceiros do Instituto. Todos são gratuitos e podem ser acessados por meio do menu Centrais de Conteúdos, na página “Aplicativos” do portal da Autarquia, na qual há um link para a Galeria de Aplicativos do Governo Federal.

A plataforma reúne apps de diversos órgãos públicos, como forma de serviço ao cidadão. Por lá, o usuário pode baixar as versões em Android, disponíveis na loja da Google Play, e em iOS, da Apple Store. Vale destacar que, em função de serem destinados a públicos específicos da Autarquia, os apps exigem login e senha para acesso completo aos conteúdos e serviços. 

O Inep possui seis aplicativos: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Avaliação in loco; Rede Nacional de Certificadores (RNC); Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas); Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe), do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul); e Censo Localiza. 

Avaliação in loco – O app foi desenvolvido para integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), que contam com áreas exclusivas dentro do software, e para representantes das instituições de ensino. Por meio dele, essas pessoas têm acesso aos instrumentos de avaliação e à lista dos indicadores avaliados. No app também há orientações para a visita, além de espaço para anotações e um glossário. O aplicativo foi aperfeiçoado e atualizado para a versão 1.3.8, neste mês de abril. Alguns serviços exigem login e senha. 

Censo Localiza – Apenas usuários do Sistema Educacenso com níveis de acesso “executor” e “superusuário” podem acessar o app. O objetivo principal do software é melhorar o conjunto de informações sobre a geolocalização das escolas brasileiras, para possibilitar o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas que considerem, também, a análise do território. Por meio do aplicativo, representantes das escolas podem registrar a localização da instituição de ensino. Todos os serviços exigem login e senha. 

Enem – O aplicativo é voltado aos inscritos, familiares dos participantes e professores. Pela plataforma, o usuário tem acesso ao cronograma, mural de avisos, além de poder acompanhar notícias e informações do exame. No app é possível verificar se a solicitação de isenção da taxa de inscrição foi aceita, assim como acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, com informações sobre o local de prova. O aplicativo também conta com um simulado oficial do Enem. Além disso, os resultados do exame também são disponibilizados na plataforma, por meio de uma funcionalidade exclusiva para os participantes. Alguns serviços exigem login e senha. 

RNC – A plataforma é exclusiva para servidores públicos federais, professores interessados ou selecionados para a Rede Nacional de Certificadores do Enem (RNC). Pelo app, é possível se inscrever nos processos seletivos de certificadores, além de verificar se há demandas para atuação. Por meio do aplicativo, o certificador ainda pode comunicar o Inep sobre a certificação dos procedimentos durante a aplicação do Enem. O app faz alertas em tempo real. Todos os serviços exigem login e senha. 

Bipe – O app do Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe) visa a atender os avaliadores do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Pelo app, o avaliador pode manter o cadastro atualizado e permanecer visível para as agências nacionais de acreditação — o que viabiliza a composição de comitês de pares para as avaliações. A plataforma também reúne documentos e iniciativas de formação continuada, com áreas exclusivas para avaliadores capacitados para atuação no sistema. Alguns serviços exigem login e senha.

Sigas – O Sigas é de acesso exclusivo aos servidores do Inep, representantes dos Correios, das secretarias de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros envolvidos na logística e na segurança dos exames e avaliações do Instituto. A plataforma possibilita o monitoramento e acompanhamento do armazenamento, do transporte e do percurso de malotes de provas. A verificação das rotas de origem e destino também são funcionalidades do app. Todos os serviços exigem login e senha.

Confira a página de aplicativos do Inep nas Centrais de Conteúdo do portal 

Acesse a Galeria de Aplicativos do Governo Federal

 **Assessoria de Comunicação Social do Inep