Estudo internacional permite comparar os sistemas educacionais dos cerca de 40 países participantes. Inep é responsável pelo envio dos dados brasileiros

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, foi lançado o Education at a Glance (EaG) 2022, em Paris (França). O estudo internacional traz uma série de indicadores que permitem a comparabilidade dos sistemas educacionais de cerca de 40 países participantes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por enviar os dados educacionais do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coordena o EaG, e por acompanhar a elaboração da publicação dos resultados.

Um dos objetivos do EaG é auxiliar na revisão e na definição de políticas voltadas à educação, tendo como insumo informações comparáveis em escala global. Em 2022, o estudo teve o ensino superior como contexto de análise. Nesse sentido, os indicadores abordados utilizam essa etapa educacional em sua narrativa. Cabe pontuar que a maior parte das informações utilizadas como base sobre o Brasil são de 2020 e 2021; já os dados financeiros, de 2019. Além do relatório principal, a OCDE elabora a “Nota sobre o País”, documento que detalha os resultados de cada uma das nações.

Acesse a publicação na íntegra e a “Nota sobre o País”

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep