O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) foi convidado pelo presidente Lula e pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do Governo Federal, conhecido como Conselhão. Por indicação do presidente da Entidade, Celso Niskier, a conselheira será Débora Guerra, vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e CEO na Trivento Educação.

 

Niskier reforça a importância do Fórum participar do Conselhão, principalmente na contribuição e aprimoramento das políticas públicas voltadas para inclusão social, inovação educacional e defesa da livre iniciativa. “Nossa presença no colegiado materializa o diálogo próximo e permanente com o governo para defender a pauta da educação, fundamental para a construção de um País mais justo e mais próspero “, afirma.

 

Para Débora Guerra, sua participação é de grande responsabilidade. “A educação é o que transforma as pessoas e o que move a mudança de gerações. Considerando isso, e a nossa busca pela qualidade da Educação no Brasil, estar no Conselhão, junto com outras lideranças expressivas, é estar com pessoas que defendem o desenvolvimento do País, levando a Educação ao patamar de protagonista”, afirma.

 

O Fórum é constituído por dez entidades representativas, que atendem 16 milhões de estudantes da educação básica e superior. A saber: ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior); ABRAFI (Associação Brasileira das Faculdades); ANACEU (Associação Nacional dos Centros Universitários); SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior); CONFENEN (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino); FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares); SEMERJ (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro); ABAMES (Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior), AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina) e AFEESMIG (Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais).

 

O Conselho, com representantes do Governo e de entidades civis, vai auxiliar a Presidência da República na elaboração e análise de políticas públicas para os diversos setores econômicos e sociais, além de engajar a população em projetos. A primeira reunião acontece no próximo dia 4, no Palácio do Itamaraty, com a participação do presidente Lula.

 

*A AFEESMIG é filiada ao Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum)