Em palestra no Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privado do Brasil – FinancIES, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Carlos Alberto Decotelli, falou sobre a importância das discussões sobre o ensino superior no país, bem como o aprimoramento dos mecanismos para que os recursos públicos sejam melhor utilizados em todos os segmentos da educação. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18, na sede da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, em Brasília.

Segundo Decotelli, o FNDE tem investido na proposta de diálogo com todos os atores envolvidos na gestão educacional. No âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo, o presidente destaca que é necessário interagir em todos os grupos educacionais, sejam públicos ou privados, para discutir a melhoria do fluxo financeiro do programa, com vistas à redução da inadimplência. “O Fies é um desafio compartilhado. Portanto, queremos fortalecer as parcerias entre todos os envolvidos, desde os bancos até os estudantes, para garantir que as próximas gerações tenham a perspectiva de usar os mecanismos do programa”, disse o presidente.

O Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Luiz Blumm, falou sobre as propostas da Autarquia, sobretudo em relação aos índices de inadimplência do Fies que, atualmente, encontram-se na faixa de 47% dos contratos em fase de amortização. “Estamos trabalhando no sentido de que possamos, conjuntamente com mantenedoras e instituições financeiras, desenvolver uma metodologia que nos permita traçar uma política de recuperação desse crédito. Acreditamos que o país vai voltar a crescer e, consequentemente, vai precisar de pessoas altamente qualificadas para o mercado de trabalho”, afirmou.

FinancIES

Desenvolvidos em parceria com instituições localizadas em diversas regiões brasileiras, os Fóruns Regionais do FinancIES promovem a discussão sobre temas atuais e objetivam gerar soluções focadas no dia a dia das instituições de ensino.

 

Para ler a matéria na integra, favor acessar:

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/12906-fnde-estimula-discuss%C3%A3o-sobre-os-desafios-do-ensino-superior