Evento online com participação gratuita será nos dias 8 e 9 de outubro

 

         O Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES) deste ano discutirá soluções pós-pandemia para todos os níveis do setor educacional, nos próximos dias 8 e 9 de outubro de 2020. O evento será realizado online, no YouTube, com participação gratuita, e está com inscrições abertas no site www.financies.com.br . A UniCesumar, em Maringá (PR), é a instituição anfitriã do FinancIES 2020, que tem o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (SinepeNO-PR).

O Fórum, base de informações compartilhadas com instituições de ensino de todos os níveis no País e formado por profissionais atuantes em redes colaborativas ibero e latino americanas, contará com apresentações de case de monetização de curso com criptomoedas, centro de serviços compartilhados, meritocracia, funding para a ponte e o crescimento da IES e atenção ao aluno, além do debate de temas recentes, como a reforma tributária, e sobre tendências conduzidos por especialistas em economia e mercado.

Já estão confirmadas palestras com Augusto Nunes, jornalista da Record, Veja e Jovem Pan; Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e assessora institucional do FinancIES; Oto Roberto Moerschbaecher, pró-reitor administrativo da Univates; Daniel Infante, fundador da Educa Insights; Danielle Rodrigues, COO, Rodrigo Marudi, coordenador de Projetos, e Eduardo Geremias, CFO, todos da Unifeob; Luciano Marcelino, CEO do Rectoral Board; Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap; Thiago Payva, assessor de Relações Internacionais do FinancIES; e a participação do vice-reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva Filho.

         “Diante das dificuldades que as IES têm enfrentado e dos resultados divulgados pelas companhias abertas mostrando os desafios do setor, que passa por grandes provações com esta pandemia, faz muito sentido conversar sobre soluções e mostrar o que vem pela frente. Já se falou muito dos problemas e agora é hora de se falar de soluções. A ideia é trazer a discussão sobre o cenário para o próximo ano, como sempre fazemos. Haverá o debate sobre um tema bastante atual, que é a ideia do mercado financeiro digital com criptomoedas e outras soluções, e também envolvendo a agenda estratégica para 2021, com questões ligadas à reforma tributária, o novo FIES e muito da educação básica, porque o FinancIES não é só ensino superior”, explica o presidente do Fórum, Jeferson Vinhas, CFO da UniCesumar.

         Ele destaca ainda que o evento online abordará o trabalho realizado pelo grupo conduzido por um dos palestrantes, o pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, que discute soluções para as IES com o Ministério da Economia.

A expectativa de público, que nos eventos nacionais presenciais chega a cerca de 300 pessoas, deve ser ampliada no formato online. “Com a facilidade de acesso, devem passar de 1 mil a 1,5 mil pessoas pelo FinancIES 2020 nos dois dias de programação”, aposta Vinhas.

A previsão é compartilhada pelo presidente de honra do FinancIES, Iram Alves dos Santos, que destaca a ampla abrangência da internet. “No mundo virtual não há barreira física. Neste formato não existe distância, local e tempo. Assim, espero um número ainda maior de participantes no FinancIES, que sempre foi pioneiro e, neste momento, não poderia ser diferente. Teremos a mesma sinergia que nos congrega no objetivo maior, que é a troca de experiências e boas práticas na educação”, avalia.

Na opinião de Iram, a pandemia provocou a desconstrução do atual modelo educacional tanto financeiro como pedagógico e haverá o início de um novo modelo educacional. “A Educação é um setor da sociedade em constante evolução e se manter bem informado e atualizado é essencial. Esta é a importância de manter o evento neste ano, mesmo que em formato online”, completa.

         Polo gerador de discussões técnicas de gestão, estratégias para os desafios comuns da atualidade e oportunidades de negócios, o FinancIES consagra-se como exemplo de sucesso compartilhado e une os executivos de instituições de ensino superior de vários estados brasileiros durante todo o ano na Rede FinancIES.

         Os interessados em participar gratuitamente do FinancIES online devem acessar o site www.financies.com.br, que traz a programação completa do evento. O Fórum, a exemplo das edições anteriores, realizadas em Florianópolis (SC), Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR), reunirá profissionais de destaque na discussão de temas atuais.