**Matéria publicada no site do FONIF em www.fonif.org.br

Publicada: 16/03/2017 

Sensibilidade com a causa humana. Este foi o sentimento despertado nos deputados e senadores que encontraram a Caravana da Filantropia, mobilização promovida pelo FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, que realizou na última quarta-feira (15/3) seu segundo dia de reuniões em Brasília.

Divididos em grupos, os participantes continuaram sua incursão pelas dependências do Congresso, indo ao encontro dos parlamentares na expectativa de recrutar o máximo de apoio para a sua causa: a garantia de que a Reforma da Previdência discutida atualmente manterá os direitos constitucionais do setor no que se refere ao recebimento das imunidades tributárias que permitem o cumprimento da missão de suas entidades, que é cuidar dos mais pobres.

Nos encontros, também foram lembradas algumas das dificuldades enfrentadas pelo setor para o reconhecimento de suas entidades.

Dotados de esperança e munidos com a pesquisa do FONIF que mostra a contrapartida da filantropia para o país, os líderes da mobilização angariaram sensibilidade e discursos animadores dos mais de 30 parlamentares visitados neste segundo dia da Caravana.

Abaixo, confira alguns depoimentos dos deputados abordados neste dia 15/03. Nesta quinta-feira (16/03), o movimento terá seu último dia de reuniões com parlamentares na capital federal.

A cobertura completa da Caravana da Filantropia está disponível na página do FONIF no Facebook: www.facebook.com/somosfonif

DEPOIMENTOS – CARAVANA DA FILANTROPIA (15/03/17)

“É fundamental continuarmos apoiando a filantropia. Não podemos admitir que na Reforma da Previdência se cometa um crime contra o país, que é acabar com a filantropia. Convoco a todos a lutarem por essa causa” – Deputado Paulo Teixeira (PT/SP).

“Retirar a filantropia dessas instituições é um desserviço” – Senadora Ana Amélia (PP/RS).

“Por mim, não passa! Seria muita gente atingida e prejudicada. Tanto quem usa esses serviços nas entidades, quanto quem trabalha nelas”, afirma o Adalberto Cavalcanti (PTB/PE).

“No que eu avalio, acho muito difícil alguém ser contra a filantropia. Pode ocorrer de ser contra o uso inadequado das imunidades conquistadas, pois vivemos em uma sociedade dotada de uma diversidade incrível: de pensamento, de postura. Paralelo a isso, tem muita coisa boa que não é divulgada. Então, nós vivemos em um mundo onde quem está falhando, ganha mais repercussão de quem que faz trabalho de forma correta. Acredito que isso seja também um grande desafio para as entidades filantrópicas” – Deputada Pollyana Gama (PPS/SP).

“Sabemos que há parlamentares da nossa bancada que defendem a filantropia e certamente votaremos todos alinhados sobre essa questão” – Deputado Roberto Tripoli (PSDB/SP), líder do PSDB, que atendeu a Caravana ao lado dos deputados Adérmis Marini e Miguel Haddad.

“Acreditamos que as instituições filantrópicas realizam um trabalho em favor dos mais carentes e estamos juntos para uma caminhada de sucesso!” – Pastor Everaldo (PSC/RJ).

“Vou conversar com relator Arthur Maia e abrir um diálogo a respeito (das filantrópicas)” – Deputado Pauderney Avelino (DEM/AM).

“Nós sabemos que vivemos, nos últimos anos, uma série de restrições e dificuldades para conseguir as certidões (CEBAS), até por causa da má fé de algumas pessoas. Mas hoje, reconhecemos a importância das entidades filantrópicas em todas as áreas. Conhecemos a qualidade do serviço” – Deputada Flávia Morais (PDT/MG).

“Precisamos de respeito às entidades filantrópicas do país. Quem faz filantropia no Brasil são pessoas sérias e que tem provado, através de seus êxitos, o resultado de seus trabalhos” – Deputado Pastor Eurico (PHS/PE).

“Estamos juntos para fazer a defesa no Congresso da manutenção dos direitos das filantrópicas” – Deputado Atila Lira (PSB-PI).

“Não estamos falando de privilégios, mas de um trabalho sério que beneficia todo o Brasil. E trabalho sério tem que ser aplaudido” – Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ).

“Vamos apresentar um requerimento à comissão da Reforma da Previdência para que as filantrópicas sejam ouvidas” – Deputado Victorio Galli (PSC-MT).

“A filantropia no Brasil é altamente competente, séria e positiva para o governo. O Brasil tem que agradecer o que vocês estão fazendo” – Deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG)

“É preciso que o governo busque diálogo com as filantrópicas, pois elas beneficiam muito o país” – Deputado Cleber Verde (PRB/MA).

“É justo que nossa legislação dê segurança jurídica às filantrópicas” – Senador José Medeiros (PSD/RN).

Leia mais em: http://fonif.org.br/noticias/caravana-do-fonif-em-brasilia-15-02/