2

*Por Luciano Soares
A Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Oliveira (FACIJUGO) lançou em Oliveira o projeto Direito na Periferia, cujo objetivo é integrar a instituição e a sociedade, possibilitando que os alunos das escolas públicas do município tenham acesso ao direito e suas nuances na vida em sociedade, e por outro lado, que os estudantes do curso de Direito tenham contato com o cidadão e suas demandas.
O projeto conta com alunos do 6º ao 10º período de Direito, orientados por professores, que ministram palestras sobre diversos assuntos, tais como: Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Delinqüência juvenil, Direitos Trabalhistas, Estatuto do Idoso, Direito do Consumidor, Contravenção Penal e assuntos previamente agendados pelos diretores/coordenadores das escolas.
Num primeiro momento, o projeto vai beneficiar 324 alunos, entre 11 a 17 anos. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Andrea Pereira, no meio em que vive boa parte do público que tem participado do projeto há casos de desemprego, dificuldade financeira, alcoolismo, drogas e problemas na estrutura familiar que, consequentemente, influencia na formação humana. “Nesse sentido, o projeto pode contribuir muito”, avaliou a professora.
Num segundo momento, as famílias desses alunos também serão beneficiadas, já que os pais serão atendidos para tirarem dúvidas e receberem orientações quanto às providências a serem tomadas, caso haja demanda, junto aos órgãos competentes.
O objetivo do projeto é dar oportunidade aos estudantes do curso de Direito da Feol de colocar em prática o que lhes é ministrado durante as aulas, além de contribuir para a formação de vários adolescentes e de minimizar problemas no âmbito da família.
“Os alunos que já participaram das palestras até a presente data gostaram muito. Eles observaram que os jovens ficaram atentos aos assuntos por eles ministrados, discutindo e tirando dúvidas. Acredito que este projeto será de muita importância para a população do município”, disse Mônica Navarro, orientador do projeto.
Os estudantes de Direito que participam do projeto são orientados pelos professores Mônica Navarro Mendes Carvalho e Paulo Vaz Júnior.