Lafaiete foi contemplada com um ambiente dedicado à arte e à literatura. Inaugurado na sexta-feira, dia 8, o espaço está localizado na sede do projeto Caminhos de Conselheiro Lafayette, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e a Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma). A sala de artes recebeu o nome do diretor-geral da FDCL, professor Hamilton Junqueira, e a Biblioteca recebeu o nome do poeta Nilo Eustáquio Soares.

Emocionado, o diretor-geral da FDCL, professor Hamilton Junqueira, afirmou que ficou surpreso com a homenagem: “Agradeço por darem à sala de artes o meu nome e também pela medalha recebida. Estou muito feliz por essa homenagem a mim prestada por parte da diretoria de Ensino Extensão e Pesquisa da FDCL e dos integrantes da Lesma. Fiquei bastante sensibilizado e emocionado. Para mim, foi uma surpresa”.

A filha de Nilo Eustáquio Soares, Maria Luísa e Freitas Soares Gonçalves, recebeu a homenagem em nome do pai, já falecido: “Meu pai foi um grande poeta e sonhador. Toda família se sente lisonjeada por mais essa homenagem”. O evento ainda fez parte da programação do Abril Poético 2016, que traz várias atividades para Lafaiete e região. Logo após as inaugurações, foi realizada, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição uma Missa Cultural, com a participação da Folia de Reis Comunitária Luz de Minas. Para fechar a noite, o Solar Barão de Suahssuhy recebeu o lançamento do livro “Geraldo Lucindo – Fé, Sonho e Trabalho”.

Compondo a mesa de honra no lançamento do livro, o diretor de Ensino, Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis Oliveira agradeceu a todos em nome da FDCL: “Eu me sinto muito satisfeito com mais essa ação do nosso projeto Caminhos de Conselheiro Lafayette. A nossa ideia, com a inauguração desses espaços, é continuar resgatando a simplicidade. Isso sim nos faz bem. O nosso desejo é que esses dois espaços se tornem um ambiente plural, de reuniões e encontros das pessoas comprometidas com a arte, a leitura e a cultura. Gostaria de agradecer a oportunidade desta parceria com a Lesma, nas pessoas do Osmir e do Wagner, que trabalham muito em favor da cultura”.

A secretária de Cultura de Lafaiete, Mauricéia Maia, também agradeceu pelas parcerias “É com muita alegria que recebemos esse evento. O Solar Barão de Suahssuy está sempre aberto para esse tipo de evento, que tanto engrandece e alegra o nosso coração. Parabenizamos a Lesma, que tem feito esse trabalho para desenvolver a arte do ser humano. Parabenizo ao senhor Geraldo pelo lançamento e a FDCL, por apoiar essas ações e por sempre ser parceira das atividades culturais”.

Também compondo a mesa, a secretária de Cultura de Congonhas, Lilian Palhares, e o diretor do Instituto Amilcar Martins, Amilcar Martins Filho, agradeceram o convite e se disseram muito encantados com o evento. Já o escritor Geraldo Lucindo agradeceu a consideração em ser homenageado. No sábado, dia 9, também em parceria com a FDCL, foi realizada, no solar, a Palestra “Como escrever a história da sua cidade”, do instituo Amilcar Martins.

 

Legendas
Foto 1 – Professor Hamilton foi homenageado no evento
Foto 2 – Professores da FDCL foram prestigiar o evento
Foto 3 – Maria Luísa (filha Nilo Eustáquio Soares), Osmir (Lesma), professor Leonardo, professor Hamilton, Wagner (Lesma) e Amilcar Martins
Foto 4 – Mesa do lançamento do livro: Geraldo Lucindo, Mauricéia Maia, Lilian Palhares, Amilcar Martins e Waidd Francis
Foto 5 – Coral Lesma Poesia Social encantou o público
Foto 6 – O aluno da FDCL, Gildinho Dutra, também abrilhantou as comemorações
Foto 7 – Um grande público participou dos eventos
Foto 8 – A missa cultural também fez parte da programação
Foto 9 – O espaço será aberto à comunidade
Foto 10 – A palestra “Como escrever a história da sua cidade” também contou com a parceria da FDCL