Entre os vários projetos que a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) possui, dois têm se destacado a cada ano por serem completamente voltados para a sociedade. O “Direito nas Escolas” e “FDCL nas Escolas” foram desenvolvidos para levar informações importantes do mundo jurídico para a sociedade, em especial, aos jovens. Os temas apresentados estão ligados ao cotidiano nas escolas: Direito e Cidadania, Consequências Jurídicas e Sociais do Uso das Drogas, Bullying, Direitos do Consumidor, Meio Ambiente e Proteção aos animais. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, afirma que, com estas ações, a FDCL está cumprindo o seu papel social.

Em 2016, já participaram as escolas Antônio Nogueira de Resende, Geraldo Bittencourt, Isaura Ferreira, José Augusto Vieira, Lopes Franco, Maria Augusta Noronha, Monsenhor Antônio José Ferreira, Narciso de Queirós e Nazaré. De Congonhas, participaram as escolas Dom João Muniz, Fortunata de Freitas e Rosália Andrade de Glória. Itaverava e Ouro Branco também estiveram presentes, com as escolas Conselheiro Antão e Levindo Costa Carvalho, respectivamente. Além disso, o Tiro de Guerra de Lafaiete também está agendado para assistir uma das palestras da FDCL. O projeto FDCL nas escolas conta com o apoio da empresa de transporte Líder, que levam os alunos até a faculdade.

Há mais de 30 anos lecionando na FDCL, o professor e juiz de direito José Aluísio Neves Silva participa do projeto FDCL nas Escolas e garante que a iniciativa é uma forma de integração da FDCL com a sociedade: “É um serviço social e uma oportunidade dos alunos de conhecerem o direito. Acredito, ainda, que cidadania é um tema que deveria constar no próprio currículo das escolas. O assunto é por demais abrangente e desperta a curiosidade dos alunos e até das professoras ou professores”, afirmou.

O professor também acredita que os jovens, independentemente da idade, mostram-se atentos: “Nunca tiveram qualquer conduta inadequada e têm interesse em saber sobre direito em geral. E se mostram tão interessados também porque, no cotidiano, cidadania é tema de uso constante, faz parte da atividade de qualquer cidadão ou cidadã. Esta iniciativa beneficia de maneira ampla as escolas básicas, contribuindo para a disciplina e o interesse no crescimento e na tomada do caminho certo na vida destes jovens”.

Compromisso com a sociedade

Já a professora Tatiane Albuquerque de Oliveira Ferreira, que também participa do Direito nas Escolas, afirma que a maior importância do projeto é a dedicação que a FDCL tem para com a comunidade: “Ao levar a informação jurídica para os alunos do ensino fundamental e ensino médio estamos contribuindo com a formação escolar, mas, principalmente, com a construção do cidadão. Todos os temas abordados têm uma grande aplicação no dia a dia desses alunos. Eles trazem uma discussão no meio familiar e escolar.

A professora também destaca a relevância de difundir o conhecimento: “Eu me sinto muito honrada em participar do projeto Direito nas Escolas. Ao entrar em contato com esses alunos, vejo a satisfação que proporcionamos com as palestras. Nem sempre a informação chega de forma clara para as pessoas e as palestras que oferecemos têm uma aplicação prática incrível. Se todos tivessem a oportunidade de conhecer pelo menos um pouco do universo jurídico, teríamos mais respeito e maior aplicabilidade às normas que regem nosso país.

Conscientização dos jovens

O professor especialista em Ciências Criminais, Álisson Thiago de Assis Campos, atua nos dois projetos. No Direito nas Escolas, ele aborda o tema Consequências Jurídicas e Sociais do Uso das Drogas: “O tema é extremamente relevante, sobretudo porque é notório o aumento do consumo de drogas em nossa região. Penso que o combate ao uso de drogas passa mais pela educação do que pela punição, propriamente dita. Não há lugar melhor para conversar com nossos jovens sobre o assunto do que as salas de aula”, explicou, afirmando que a FDCL assumiu o papel que lhe cabe enquanto instituição de ensino mais tradicional da região.

Com relação ao FDCL nas Escolas, o professor fala sobre Direito e Cidadania e explica que o principal objetivo das palestras é proporcionar aos jovens uma conscientização sobre o papel de cada um dentro da sociedade: “Buscamos dar-lhes uma orientação voltada à participação política, indicando a cada um a sua responsabilidade na construção de uma sociedade melhor. Como estamos em ano eleitoral, as palestras se fazem necessárias até porque vários dos ouvintes vão votar pela primeira vez. É preciso, portanto, que cada um conheça a função do Poder Legislativo e Poder Executivo, até para que possa escolher melhor o seu candidato”.

Saiba mais

No projeto FDCL nas Escolas é oferecido um curso com duração aproximada de 4h. Os alunos vêm até a faculdade conduzidos pela empresa de transporte Líder, parceira nesse projeto. Já no Direito nas Escolas é o professor da FDCL que vai até o educandário para ministrar uma palestra. Os dois projetos são gratuitos. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo telefone (31) 3769-1919 ou pelo endereço eletrônico: nepfdcl@gmail.com. Para conhecer todos os projetos do NEP, acesse o blog: nepfdcl.blogspot.com.br. Veja mais fotos dos projetos na fanpage www.facebook.com.br/faculdadefdcl.

 

Legendas:
Foto 1) Escola Estadual Geraldo Bittencourt
Foto 2) Escola Estadual Isaura Ferreira
Foto 3) Escola Estadual Narciso de Queirós
Foto 4) Colégio Nossa Senhora de Nazaré
Foto 5) Escola Estadual Augusto José Vieira