O prazo de inscrição para o cadastro de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi prorrogado. Os docentes dos cursos que serão avaliados no exame de 2015 têm prazo até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para se inscrever, pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para se candidatar, é obrigatório que os interessados estejam em exercício de atividade docente na graduação e vinculados a uma instituição de ensino superior. Os selecionados passam por capacitação, na modalidade a distância.

O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas para o exame. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. Ambos seguem os critérios estabelecidos pela autarquia.

O Enade 2015 será realizado no dia 22 de novembro e é regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015.  Os cursos que serão avaliados conferem diploma de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.

Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Banco – Criado em 2010, o banco de itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar, por meio do exame, o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.

A alteração do período consta no edital nº 7, publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira, 29 de maio.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a Portaria nº 3, de 6 de março de 2015 do Enade 2015.