Ao participar da abertura do 8º Encontro Nacional da Indústria (Enai 2013), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a presidenta da República, Dilma Rousseff, citou os avanços alcançados pelo país nas últimas décadas e destacou as parcerias bem-sucedidas com o setor privado, entre elas o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento foi aberto nesta quarta-feira, 11, em Brasília.

 

Neste ano, o Pronatec alcançou mais de 5,4 milhões de matrículas. “Trabalhador mais produtivo e com maior capacidade de inovar tem mais condições de melhorar sua vida e de sua família”, afirmou Dilma, citando também o programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas para complementação de cursos no exterior.

 

Os bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágios em multinacionais norte-americanas, segundo um memorando de entendimentos assinado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da CNI, Robson Andrade, e o presidente da US Chamber, a câmara de comércio norte-americana, Tom Donohue. Andrade apontou a educação como principal fator de mudança da realidade brasileira.

 

A partir da assinatura do documento, CNI e US Chamber vão criar um banco de dados com as empresas interessadas em receber estagiários brasileiros e o MEC dará um selo de qualidade para os melhores programas de estágio durante 2014. Os Estados Unidos concentram a maior parte dos bolsistas do Ciência Sem Fronteiras no mundo, com 5.368 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Mercadante disse que a taxa de desemprego do Brasil é a menor da história do país e lembrou que “o elemento central da competitividade e produtividade é a formação dos trabalhadores”. Observou que, apesar do aumento e expansão da educação superior nos últimos dez anos, o Brasil ainda não tem espaço para todos. “Por isso o ensino técnico é decisivo para que esses jovens transformem esta vontade de estudar num projeto consistente de mais oportunidade, mais qualificação para a sua família, para seu país e para as empresas onde eles vão trabalhar”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social