No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira, 23, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou as ações da área de educação do programa Viver sem Limites. Segundo ela, em seu governo já foram entregues 830 ônibus adaptados para as prefeituras de mais de 600 cidades. Até o final do ano, serão entregues mais 900 veículos adaptados.

Veiculado uma vez por semana, o programa de rádio Café com a Presidenta traz ao público um bate-papo com Dilma Rousseff durante seis minutos. O programa é veiculado todas as segundas-feiras, às 6 horas da manhã, e transmitido, via satélite, no mesmo canal de distribuição de A Voz do Brasil. As transmissões são feitas em quatro horários (6h, 7h, 8h30 e 13h) e os arquivos em baixa e alta resolução, assim como todas as transcrições, estão disponíveis na página da EBC, empresa pública de comunicação.

 

“As crianças e os adolescentes com deficiência estão no centro das nossas preocupações. Temos de dar a eles as mesmas oportunidades que as outras crianças têm”, salientou a presidenta. “Esses ônibus têm corredores mais amplos e elevadores que descem lá na calçada e permitem, por exemplo, que uma criança cadeirante seja transportada sem dificuldades, garantindo a sua segurança e o seu conforto”, completou.

 

Dilma ainda ressaltou que o governo federal repassa recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a dupla matrícula. O governo federal defende que os estudantes com deficiência estudem na escola regular e no contraturno sejam matriculados em instituições especializadas, como as Apaes. “Reconhecemos a importância do trabalho e da dedicação das Apaes para as pessoas com deficiência”, afirmou a presidenta.

 

O governo federal repassa o dinheiro diretamente para a escola fazer as obras de acessibilidade, aquelas que garantem e asseguram o acesso fácil, como por exemplo, a construção de uma rampa ou adaptação das portas e dos banheiros. Segundo Dilma, já foram repassados R$ 235 milhões para 26 mil escolas de todo o país se tornarem mais acessíveis às pessoas com deficiência.

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acesse as transmissões na página da EBC