O evento abordou o marco legal do Censo da Educação Superior 2022 e as novidades do módulo Usuário do sistema. Coleta da pesquisa vai até 23/6

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Para orientar os profissionais responsáveis pela declaração das informações do Censo da Educação Superior 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, o primeiro encontro virtual dessa edição da pesquisa estatística, que contará com uma série de quatro lives destinadas aos recenseadores e auxiliares institucionais. O evento abordou o marco legal do Censo Superior e as novidades no preenchimento do módulo Usuário do Sistema Censup.

A abertura do encontro contou com a participação do diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, e do diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Fernando Szimanski. Na sequência, a coordenadora-geral do Censo da Educação Superior, Katia Vaz, e a servidora do Inep Luciana Vieira apresentaram o conteúdo técnico da live.

Em sua explanação, Moreno agradeceu aos participantes pela colaboração no Censo Superior 2022 e reforçou a importância de cada profissional na coleta das informações da pesquisa. “Não poderia deixar de mencionar aqui o nosso reconhecimento sobre a importância do papel dos recenseadores e seus auxiliares nessa campanha estatística que começa agora e que se estenderá até que o acervo de dados que estamos coletando seja capaz de retratar, com fidedignidade, o sistema de educação superior do nosso País”, pontuou.

Fernando apresentou as ações que sua equipe realiza para a melhoria da usabilidade do Sistema Censup, bem como o compromisso ao atender as demandas da pesquisa estatística. “Buscamos, a cada dia, entregar sistemas melhores, de modo que eles possam se comportar da forma mais adequada possível. Com isso, o Inep será capaz estruturar a sua plataforma de disseminação de dados, tendo como insumos esse conjunto de sistemas e as soluções de dados”, explicou.

Programação – A próxima live do Censo Superior 2022 ocorrerá no dia 28 de fevereiro. O evento abordará as novidades no preenchimento do Sistema Censup e o Painel de BI (Business Intelligence) do Censo da Educação Superior. A terceira live tratará sobre os relatos de boas práticas da edição de 2021 da pesquisa estatística, com transmissão no dia 2 de março.

Para encerrar a série, o Inep realizará, em 8 de março, o quarto encontro virtual para tirar dúvidas sobre o preenchimento do Sistema Censup.  Os questionamentos podem ser encaminhados por meio de formulário disponível no portal do Inep, até 3 de março. Todas as lives serão transmitidas às 10h (horário de Brasília), pelo canal do Inep no YouTube.

Materiais – Vale ressaltar que o Instituto também disponibiliza, em seu portal, os manuais de preenchimento do Censo da Educação Superior 2022 e demais materiais, como os leiautes de migração, questionários, comunicados e vídeos das lives.

Coleta – A coleta de dados do Censo da Educação Superior 2022 já está disponível no Sistema Censup e vai até 23 de junho deste ano. A plataforma também estará aberta, até 7 de abril, para os recenseadores e auxiliares institucionais realizarem a conferência dos dados cadastrais carregados do Cadastro e-MEC para o Censup e solicitarem ajustes. Até 20 de abril, os recenseadores institucionais poderão preencher os dados censitários e realizar a verificação de erros até a sua finalização sem pendências.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Veja as lives transmitidas em 2022

Confira o cronograma das próximas lives na aba Comunicados

Acesse o Sistema Censup

Saiba mais sobre o Censo Superior

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

** Matéria publicada no site do INEP em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/live-orienta-usuario-do-sistema-censup