Os alunos dos três primeiros períodos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) tiveram um sábado diferente no dia 14. Eles participaram de uma visita técnica a cidade de Ouro Preto e tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Inconfidência e a Casa dos Contos. A intenção foi aproximar os alunos da cultura e história de nosso país, especialmente da enorme riqueza que comporta o patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, acredita que as visitas técnicas acrescentam aprendizado ao currículo dos estudantes: “Aprender é sempre muito importante”.

A professora Maria Jussara dos Santos Tertuliano acredita que muito além de um passeio, as visitas técnicas são importantes por nos permitirem explorar todo o potencial educativo trazido pela cultura e história presentes em um museu: “Permitem também uma inserção na cultura de forma lúdica e prazerosa. A visita técnica foi uma excelente oportunidade de aprendizado para os alunos fora do ambiente da sala de aula. Os alunos se interessaram muito pelo que viram e ouviram durante a visita aos dois locais”.

Já a professora Márcia Adriana de Souza Verona acredita que a visita possibilitou revisitar a história de Minas por meio de seus monumentos e memórias: “Pudemos reconhecer o período aurífero e político, a economia nacional e a religiosidade, característica do povo mineiro que constitui um dos pilares da formação da identidade nacional. Considero muito importante relacionar saberes e conceitos apresentados em sala de aula com a realidade local. Além disso, também apreciamos o acervo histórico, cultural, artístico e geográfico, reconhecendo a sua relevância e necessidade de preservá-lo”.

 

ouropreto1
As visitas foram realizada no Museu da Inconfidência e na Casa dos Contos

 

ouropreto2
Os alunos aprenderam um pouco mais sobre acultura e história de nosso país