Equipe INEP

Equipe Seres

Presidentes do FNDE e CNE

A AFEESMIG participou do IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, evento promovido pelo INEP/MEC, que aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014, no auditório do CET-CNTC, em Brasília.

Na abertura do IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior foi ressaltado que “a equipe do Censo Superior procurou selecionar instituições da educação superior que nunca participaram do evento, a fim de possibilitar a pluralidade dos participantes e a ampliação dos canais de comunicação entre o INEP e as Instituições de modo que o encontro realmente alcance o rico universo educacional brasileiro”.

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo INEP e o objetivo é oferecer aos dirigentes das instituições, aos gestores das politicas educacionais, aos pesquisadores e a sociedade em geral, informações detalhadas sobre a educação superior e suas tendências.

Informaram que o Censo está em permanente acesso de aperfeiçoamento para atender as complexas demandas da educação superior.

Neste IV encontro foram apresentados os principais resultados do Censo 2013, foram discutidas as variáveis e o sistema CENSUP, bem como apresentadas as inovações para o Censo 2014.

Além disso, no 2º dia de evento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, afim de que as discussões iniciadas pelo INEP possam ser expandidas e enriquecidas com a colaboração de cada um dos presentes. É por meio dessa interação que o INEP cumpriu o compromisso de trazer a sociedade informações claras e confiáveis a todos os atores educacionais do nosso país.

Ressaltaram que todo esse trabalho contou com a participação de duas importantes secretarias do Ministério da Educação a SERES e a SeSu, e contou também com o valioso apoio do CNE e da UNB, que gentilmente atenderam ao convite do Censo.

 Maiores informações sobre o encontro no site do INEP em www.inep.gov.br