reitor-unifor

 

O Reitor do Centro Universitário de Formiga, Prof. Marco Antonio de Sousa Leão, foi reeleito na noite do dia 19 de maio. A chapa tem como Vice-Reitora a Profa. Ma. Célia Guedes de Faria Lima.

A eleição é para o mandato 2016 – 2020 e ocorreu no Salão Nobre Eunézimo Lima, prédio 1 do UNIFOR-MG, por aclamação, por ter apenas uma chapa inscrita para o pleito. Na oportunidade, o Prof. Marco Antonio de Sousa Leão agradeceu à Comissão Eleitoral pela condução dos trabalhos.

Sobre a reeleição, destacou que é uma tarefa importante, de bastante responsabilidade. “Lidamos com educação, que é um dos pilares de um país desenvolvido e democrático. Nós temos que primar em oferecer aos alunos a possibilidade de um futuro melhor. Não falta coragem, vontade de trabalhar e profissionalismo, que é uma marca forte de nossa Administração. Chegamos a esse patamar de desenvolvimento e temos a obrigação de não deixar que esse patamar caia”, reforçou.

Para os próximos anos, o Reitor lutará por mais realizações para o Centro Universitário de Formiga, que é uma forte referência em ensino. “Temos que buscar mais crescimento, mais solidez e mais liquidez. Estamos aptos a fazer tudo isso e estamos imbuídos desse espírito. Eu prometo caminhar junto com vocês, prometo tomar as decisões em Colegiado, como tem sido feito durante todo esse período”, declarou.

O Reitor que também é presidente da FUOM (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FORMIGA-MG) explicou que as decisões na área acadêmica são tomadas junto ao Conselho Universitário. Já os assuntos econômicos e administrativos são levados ao Conselho Superior de Normas e Diretrizes, que está visivelmente ligado à Instituição mantenedora, que é a FUOM.

“Estarei à disposição de todos e, principalmente, contando com a participação e apoio de cada um. Estou aqui porque gosto do que faço e porque vocês querem. Através da aclamação, da salva de palmas, recebo esse recado de que queremos a continuidade, mas querendo o avanço, não deixando para trás aquilo que conquistamos, que queremos o futuro melhor que o presente”, afirmou o Reitor.

Vice-Reitora

A vice-reitora eleita, Profa. Ma. Célia Guedes de Faria Lima, falou sobre a sua trajetória na Instituição. Ela contou que, com orgulho, há cerca de quinze anos faz parte da comunidade acadêmica, seja como aluna, como membro do pessoal técnico-administrativo ou como docente.

“Tenho gratidão pela confiança que vocês estão depositando em nós e isso significa a necessidade de atender a expectativa de sempre mudar, de sempre melhorar e de nunca ficar satisfeito com o que já conquistamos, porque sempre há mais a conquistar”, afirmou.

A vice-reitora eleita, Profa. Ma. Célia Guedes de Faria Lima, falou sobre a tranquilidade de ter na chapa o Prof. Marco Antonio de Sousa Leão, uma pessoa dinâmica, íntegra que vive diuturnamente no papel de presidente da FUOM e de Reitor do UNIFOR-MG. “A gente vê o amor e a dedicação dele. É um orgulho muito grande fazer parte dessa etapa e o convite para assumir esse cargo”, comentou.

Durante seu pronunciamento, a Profa. Ma. Célia Guedes de Faria Lima ressaltou a paixão dos professores, a dedicação dos funcionários administrativos, a imagem que os discentes têm do Centro Universitário de Formiga e o sucesso dos cursos.  “O rumo dessa Instituição está nas mãos de cada um e sou eu que cumprimento, saúdo e aplaudo cada um de vocês”, finalizou.

Processo

A cerimônia de eleição foi coordenada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Ricardo Augusto de Bessas. Ele substituiu o Prof. Dênio Dutra Barbosa, que se afastou por motivos de saúde. Dessa forma, com a sucessão, assumiu a vice-presidência o então suplente Prof. Aluízio Alves Correa. A secretária Luciana Aparecida Bernardes também fez parte da Comissão Eleitoral.

O Prof. Ricardo Augusto de Bessas fez um histórico sobre o processo eleitoral. Dentre outras questões, falou sobre o Calendário Eleitoral, que indicou o período de 25 a 29 de abril para a inscrição das chapas para o pleito.

Nesse prazo, houve a inscrição de apenas uma chapa, com o atual Reitor Prof. Marco Antonio de Sousa Leão como candidato à reeleição e a Profa. Ma. Célia Guedes de Faria Lima para o cargo de vice-reitora.

Quanto à votação, o Prof. Ricardo Augusto de Bessas disse que o processo tem a participação de todos os segmentos da Instituição, sendo Conselho Universitário, professores em atividade, representantes de turmas de todos os cursos da graduação e parte do corpo técnico-administrativo.

O Prof. Ricardo Augusto de Bessas argumentou que se houvesse mais de uma chapa inscrita no processo, o voto seria secreto e facultativo, porém, na existência de chapa única, o Estatuto prevê a eleição por aclamação.

O presidente da Comissão Eleitoral informou que a data para a cerimônia de posse ainda não foi definida. Ele explicou que, de acordo com o Estatuto, ela deve ocorrer em no máximo trinta dias após a eleição. No final dos trabalhos, os eleitos foram homenageados.

** Matéria extraída do site do Unifor em: http://www.uniformg.edu.br/noticias/institucional/9321-reitor-do-unifor-mg-prof-marco-leao-e-reeleito.html