17Pleno

O Fórum Nacional de Educação (FNE) reuniu-se, nesta sexta-feira (17), no Edifício Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para estreitar os preparos finais da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). Pela manhã, as Comissões Especiais de: Sistematização e Monitoramento e, Mobilização e Divulgação. Já à tarde, o encontro foi do Pleno do FNE para votar as deliberações do período matutino.

 

Durante a reunião, foi feito um repasse do processo de organização da logística e da dinâmica de organização da Conferência durante o período da etapa nacional. Outro ponto de análise foi a criação de uma Comissão para pensar um Ato em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que decorre ao longo da Conferência.

 

O FNE dá continuidade ao planejamento da Conferência em novembro. No dia seis ocorre uma reunião dos Coordenadores de Eixo, e, no dia 19, pela manhã, antes da abertura da Conae, está marcado um encontro entre os membros para acertarem os últimos detalhes do maior encontro democrático da Educação Brasileira.

 

Aprofundamento

 

Nesta sexta-feira, o Pleno do Fórum contou com a presença do professor e assessor do Senado, Carlos Augusto Abicalil. Ele fez uma explanação a respeito do tema da Conae 2014 “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Além de aprofundar o assunto e debater com os membros do FNE, Abicalil ainda ressaltou a importância de atuação do FNE para a construção e aprovação do PNE (2014-2024).