evento-afeesmig

 

Seminário que apresenta exame a instituições de educação superior está na internet

Teve início, nesta segunda-feira, 30, a edição 2016 dos Seminários Enade. O objetivo é apresentar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes a representantes de instituições de educação superior, coordenadores de curso e procuradores institucionais.

O evento ocorre no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A programação é repetida em dois dias, para atingir o maior número de interlocutores possível. Na terça-feira, 31, o seminário foi transmitido via internet.

Desde 2009, o Inep promove encontros para prestar esclarecimentos sobre o processo de inscrições, o enquadramento dos cursos e estudantes que estão habilitados a participar da avaliação nas áreas estabelecidas a cada ano.

“Avaliação é um farol que ilumina os processos do ensino”, destacou a presidente do Inep, Maria Inês Fini, durante a abertura do evento. Ela afirmou que a instituição vai se aproximar cada vez mais da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, de forma a articular a elaboração de todas as avaliações realizadas pelo Inep com as diretrizes curriculares de cada curso.

O presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Guilherme Marback Neto, ressaltou o trabalho de sensibilização feito junto a docentes e alunos para a importância do Enade. “A avaliação não serve apenas para o processo regulatório, mas é uma ferramenta na melhoria da qualidade da educação. Após a aplicação, o instituto divulga um relatório com informações detalhadas sobre as provas. Esse material é um instrumento valioso para levantarmos o que aconteceu na prova anterior e o que podemos melhorar”, lembrou.

Enade – Este ano, o Enade será realizado em 20 de novembro, a partir das 13h – horário oficial de Brasília –, com duração de quatro horas. “Cerca de seis mil aplicadores participarão dessa edição, que ocorrerá em 832 municípios brasileiros”, estimou a diretora de Gestão e Planejamento (DGP/Inep), Eunice Santos, destacando a dedicação do órgão no aprimoramento da logística do exame.

Também presente na mesa de abertura, a diretora substituta de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep), Sueli Silveira, tranquilizou os representantes das instituições com relação à aplicação do Enade. “A nova administração garantiu que todo o processo transcorrerá com qualidade”, afirmou ela.

Na edição de 2016, serão avaliados os cursos que conferem diplomas de bacharel nas áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
Já as áreas que conferem diploma de tecnólogo serão: agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Youtube – Além da transmissão ao vivo pela internet, os representantes das instituições que não puderam comparecer ao seminário poderão contar com o Youtube como uma ferramenta de apoio. Posteriormente, no canal do Inep na rede social, serão publicados vídeos com tutoriais que buscam esclarecer as principais dúvidas das instituições registradas ao longo das aplicações do Enade.

Os seminários são voltados àqueles que, nas instituições de educação superior, dedicam-se à interlocução com os estudantes concluintes (coordenadores de curso) e, em particular, ao fornecimento de informações institucionais aos bancos e sistemas de dados do MEC – os chamados procuradores institucionais (PI).

 

Veja a programação do Seminário

 

 Por Shirley de Medeiros – Assessoria de Comunicação Social do Inep

**Matéria extraída do site do INEP/MEC