OS SEMINÁRIOS ENADE 2015

Enade

Os Seminários ENADE 2015 aconteceram nos dias 09, 10 e 11 de junho em Brasília, no auditório do INEP.

 

Desde 2009, o Inep promove os Seminários Enade para prestar esclarecimentos sobre o processo de inscrições no Exame, bem como do enquadramento dos cursos e dos estudantes que estão habilitados a participar da avaliação nas áreas estabelecidas a cada ano. Ao todo, foram abertas 750 vagas, sendo que a cada dia participam até 250 pessoas, já que a programação é a mesma nos três dias do evento (de 9 a 11 de junho).

 

O Seminário foi conduzido pela Diretora de Avaliação da Educação Superior, Claudia Griboski, pela Coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Stela Maria Meneghel, pela Coordenadora geral do ENADE, Fernanda Cristina dos Santos Campos e alguns técnicos da coordenação.

 

Todo o evento foi estruturado com base no Manual ENADE 2015 (atualizado em 28/05/2015) de livre acesso e disponível no site do INEP em  http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade para consulta e divulgação nas IES.

 

O material utilizado na apresentação do Seminário está disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade/seminarios-enade-2015

 

A novidade desse ano é que o INEP disponibilizou, para o ultimo dia do evento, um link para transmissão do Seminário, para os coordenadores de curso e demais pessoas interessadas pelo endereço http://portal.mec.gov.br/enade/transmissao. Inclusive, essa informação foi repassada, por e-mail, aos associados da Afeesmig na data de ontem, 10/06.

 

 

Enade..

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE

 

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

 

O ENADE 2015 será realizado no dia 22/11/2015 e é regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015, que determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que:

 

Conferem diploma de bacharel em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo.

 

Conferem diploma de tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

 

* Previsto para amanhã, 12/06, no Diário Oficial da União a publicação da Portaria INEP com as diretrizes para as provas do Enade 2015.

 

* Atenção especial para o cronograma que está disponível no MANUAL ENADE 2015.

 

Data e horário da prova do ENADE 2015: 22 de novembro de 2015 – Início: 13h – horário oficial de Brasília – Com duração de 4 (quatro) horas.

 

EXPECTATIVAS PARA O ENADE 2015:

 

• Ampliação da presença e participação.

• Poucos itens anulados.

• Dados do Questionário Estudante e Coordenador permitindo análises de contexto sobre os resultados e propiciando interação com outros instrumentos do SINAES.

• Melhor conhecimento de possíveis impactos do Enade nos PPC dos cursos e nas IES (via estudos das CAA).

• Prova mais próxima das DCN e dos PPC, além de abarcar o conjunto dos cursos do país (caso das Engenharias).

• Produção de estudos que permitam aperfeiçoar os processos instaurados.

* A novidade anunciada pela Profª Claudia Griboski é a integração do sistema com o Censo da Educação Superior no enquadramento de cursos e inscrições de estudantes que serão direcionadas a partir das informações prestadas pela IES, mas segundo a equipe técnica do Enade isso só acontecerá em 2016.

 

SISTEMA ENADE

 

As funcionalidades para acesso ao Sistema Enade 2015, disponível por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br  O link para o sistema também está disponível no Portal do Inep, na página http://portal.inep.gov.br/enade/inscricoes Somente serão processadas informações encaminhadas por meio do Sistema Enade, canal especialmente criado para administrar a organização do Enade 2015 e de acesso restrito aos Procuradores Institucionais e Coordenadores de Cursos, detentores das respectivas senhas de acesso.

* O acesso ao sistema é através de senha: mesma senha para acesso ao Sistema e-MEC.

 

DEVEM SER INSCRITOS NO SISTEMA ENADE:

 

I – estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de

2015; (Estarão dispensados da realização do Exame)

II – estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015; e

III – estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES

até o dia 31 de agosto de 2015, término do período previsto no art. 11 desta Portaria Normativa.

 

SISTEMA E-MEC

 

• O sistema Enade requisita informações do sistema e-MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-MEC atualizado.

• As atualizações no Sistema e-MEC são incorporadas ao Sistema Enade com atraso de um dia.

 

OPERACIONALIZAÇÃO DO ENADE:

 

O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área (art. 23, parágrafo único, da Lei no 2.051/2004).

• As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País (Portarias Inep nº 54, 06/03/2015).

• Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação).

 

BANCO NACIONAL DE ITENS – BNI – ENADE

 

A constituição do modelo do Banco Nacional de Itens conta com a atuação de docentes universitários de todo o País, promovendo o aumento da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior.

 

O BNI tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica, pedagógica e psicométrica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de aferir com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS do BNI

 

1. Ampliação da participação da comunidade acadêmica na construção dos instrumentos, respeitando os princípios estabelecidos na Lei 10.861/2004.

2. Construção de um acervo de itens com qualidade técnica, pedagógica e psicométrica, capazes de alcançar com precisão a proficiência dos estudantes em relação aos aspectos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação do país.

3. Melhoria no fluxo de processo com inclusão de novas etapas, tais como: revisão final, realizada pela Comissão Assessora de Avaliação e revisão de sensibilidade, realizada pela Comissão de Assessoramento Técnico.

4. Apropriação, por parte da equipe, dos conceitos e metodologias de avaliação, permitindo diálogo com especialistas para aprimoramento do processo de construção dos instrumentos de avaliação.

5. Alcance dos princípios da Administração Pública previstos na Constituição Federal: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

*Prêmio Inovação na Gestão Pública Federal – ENAP

 

 

Dúvidas ou problemas, entrar em contato com:

 

* Sistema Enade: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/

* Fale Conosco: 0800 61 61 61

* Sobre o Enade: enade@inep.gov.br

*Sobre os Indicadores de Qualidade: daes.indicadores@inep.gov.br

* Claudia Maffini Griboski – Diretora de Avaliação da Educação Superior – claudia.griboski@inep.gov.br

* Atualizações no sistema e-MEC: Regulação – (61) 2022-8220

Duvidas: Acessar o item Perguntas Frequentes no site no INEP em:

http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes

 

Por Maria Tereza Barreto – Assessora Afeesmig